Como é a avaliação psiquiátrica?

O principal instrumento diagnóstico em psiquiatria é a entrevista. As avaliações são sempre individualizadas de forma a deixar o paciente tranquilo e confiante para poder falar sobre suas dificuldades, medos e sofrimentos. Permitir que o paciente fale e sinta-se à vontade para trazer as suas dificuldades é o objetivo!

As entrevistas são com o paciente e, em algumas situações, quando o paciente autoriza, os familiares também podem ser entrevistados para que as informações obtidas possam contribuir com o tratamento.

No caso das avaliações de crianças, além da entrevista com o paciente, brincadeiras com os brinquedos disponíveis no consultório facilitamos o acesso aos sintomas possibilitando um diagnóstico mais preciso. Nas avaliações de crianças e/ou adolescentes a presença da família é sempre fundamental.

Ainda para o diagnóstico e elaboração do plano terapêutico por vezes podem ser necessários exames laboratoriais ou avaliações com outros profissionais, como neuropsicólogos e fonoaudiólogos, que serão solicitados durante as avaliações.

No início do tratamento as avaliações podem ser mensais, mas tão logo ocorra o ajuste medicamentoso ou do plano terapêutico esse intervalo será espaçado. Vale ressaltar que essa frequência obedecerá a necessidade de cada paciente.

A Dra. Jackeline disponibiliza para seus pacientes, o contato direto com ela para que sejam tiradas eventuais dúvidas. Lembrando sempre que esse contato jamais substituirá a avaliação presencial do paciente.